Bem-vindo ao blog Reinciclando. Adoro reciclagem, inventar e fazer diferente! Por isso, gostaria de compartilhar com vocês, minhas criações, dicas de decoração, coisas da net, enfim, vamos viajar juntos no mundo da criatividade!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Campanha Sustentável - Parte V

Oi meus queridos e minhas queridas :)

Cada vez que descubro uma novidade sobre como reciclar, fico louca, as idéias afloram desesperadamente é uma luta para querer achar algum material, uma madeira, um móvel, qualquer coisa para transformar...Mas dessa vez essa pessoinha que vos fala está doidinha para montar um pequeno jardim no seu quintal tão aguadinho, contudo tenho um problema agradável, que eu amo tanto, chama-se Petrus Júnior meu cachorrinho sapeca (olhem a cara dele e me digam se não tenho razão rsrsrsrsr) por isso o desafio vai ser ainda maior, aguardem que estou bolando um projeto bem legal e claro reciclando sempre!!!!!!


E para dar continuidade esse assunto que amamos tanto, a nossa convidada de hoje se chama Calíope, ela trará dicas bem legais!!! Eu também trouxe uma idéia bem simples, mas creio que vocês também iram gostar! Então deixemos de blá blá blá e vamos lá, pq já tem gente se coçando de tanta curiosidade rsrsrsrs :)


Mural de Recados


Coloquei um pedaço de manta acrílica sobre o quadro, estiquei o tecido por cima, saí enrolando o elástico e do outro lado prendi tudo com alfinete!!


O elástico serve pra segurar cartões ou outros "brebotes"... e na manta acrílica eu prendo as coisas com alfinete... prendo recadinhos, pedaços de fita, retalhos de tecidos, zípers... tudo que eu for precisar à mão!! Além do mais, quando eu enjoar desse tecido, posso trocar, já que tudo isso está preso com meu alfinetinhos!!

                                         A transformação de uma mesa abandonada






Detalhes:
A pintura foi iniciada com pincel, usando tinta esmalte a base de água da Coral na cor branca, que já tínhamos em casa.
Depois foi seguida da tinta Spray Branco fosco da Colorgin, que não ficou legal, porque o branco fosco era muito amarelado, mas serviu pra fazer uma base. Usamos a lata inteira.
E por fim, com um rolo, foi feito o acabamento usando a tinta inicial da Coral, que é de ótima qualidade.
Os pés de ferro foram pintados com tinta Spray Colorgin preto fosco que é muito boa. A pintura dos pés ficou perfeita...

Os custos dessa produção:
1 folha de lixa - 50 centavos
2 latas de tinta spray - 20 reais (10 reais cada)
1/5 da lata de tinta Coral 900ml - 5 reais (a lata cheia custa 25,00)
Então no total gastamos 25 reais e 50 centavos pra ter uma mesinha novinha!

E se você quiser conhecer mais as artes da Calíope, faz uma visitinha no blog http://omundodecaliope.blogspot.com ela vai adorar! Ah! Você não pode deixar de conhecer a história dessa mesa abandonada, ela é contada em três partes ;)



Dando vida a um vaso sem graça

Além de miçangas e cola usei tinta relevo e lantejoulas, esqueci de colocá-las na foto ;)

Não usem cola branca, além de demorar mais para secar, fica se deslocando... Eu usei cola pano, seca mais rápido.
Após preencher os círculos, é só usar a criatividade, nesse caso, contornei as flores com tinta relevo e outras eu desenhei o galho e alternava com canutilho e as "folhas" coloquei lantejoula verde
Por último distribuir alguns pingos com tinta relevo cintilante para dar um pequeno brilho ao vaso
Vou enchê-lo de pedrinhas e colocar pequenas flores, igual ao vasinho do lado =)

E aí gostaram?????

Eu gostaria de agradecer a Calíope por compartilhar conosco suas idéias e aproveitar também para convidá-los ao encontro de blogueiras que a Calíope está organizando, se você é daqui de Recife, ou está de passagem por essa terrinha, participa vai, vamos adorar conhecê-los! Anota aí o local, dia e o horário do nosso encontro eu já confirmei presença, você vai perder?


"A data será dia 04 de março, no domingo. Só é importante que a partir das 16h estejamos todas lá, para assim fazermos os sorteios e brincadeiras...

No último encontro, cada pessoa levou um mimo para ser sorteado lá na hora! Assim, cada pessoa dá um presentinho e também recebe pelo menos um, além dos que serão sorteados. Como deu super certo, iremos repetir a brincadeira, então, mais uma vez lembrando a todas de levar um mimo (que não precisa ter grande valor material, apenas uma lembrança)!!

E o ponto de encontro será no Café São Braz do Paço Alfândega!"


Bjs e fiquem com Deus!!!!

Márcia Ribeiro

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sustentabilidade em Jericoacoara

Oi pessoal!!!!!!!!!!!!!!! E aí curtiram esse feriadão de carnaval? Bem, eu viajei para Jericoacoara, que fica localizado no estado do Ceará, é um verdadeiro paraíso e com muitas idéias sustentáveis, claro que eu não poderia deixar de registrar tudo e compartilhar com vocês =)
Respirei o verde tão precioso, vivenciei a consciência ecológica das pessoas daquele lugar, vi paisagens inesquecíveis, conheci pessoas incríveis, presenciei o respeito pelos animais e registrei em meu coração a perfeição e a delicadeza de Deus naquele lugar que não consigo descrever a beleza pura que é... Só vi-vendo ;)

Vou compartilhar as fotos, para vocês entenderem tudo o que eu acabei de suspirar...
Os bancos dessa sorveteria são todos desse latão de transportar leite e quase que todo o seu ambiente é feito de madeira reflorestada.

Carroceria de caminhão ajudam na decoração do ambiente.

Caixotes de feira servem para colocar plantas e deixam a cidade mais alegre.

Essa praça é linda e confirma tudo o que eu falei no início


Agora olhem o show de luminárias...








Esse restaurante "Tamarindo" tem a sua iluminação toda feita de garrafas, a noite o efeito é sensacional!


E para não dizer que não falei das flores...

Essa é a pousada que nós ficamos, muito verde, flores e muito ar puro.

As dunas de areia de todos os tamanhos...

 O mar...

Ai ai, o mar...

As rochas...

O mangue...

A atravessia do lago numa balsa, coração apertadinho :)

Transporte diferente chamado de "Jardineira" rsrsrsrsrs

 Um gato... Ele era meio abusado (sua cara não nega rsrsrsrs) mas depois ficamos amigos (depois que eu dei um pedaço de carne pra ele kkkkkkk)

E por último essa pessoinha que vos fala, branca que dar dó =)

Espero que vocês tenham gostado, pois aprendi muito com Jericoacoara =)

Bjs e fiquem com Deus!

Márcia Ribeiro







quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Exemplo Sustentável - Parte IV

Oi pessoal, tudo bem?
Vamos continuar falando de reciclagem? Sim!!!!!!!!!!!!!!!!!!! =)

Por isso, para dar continuidade aos lindos trabalhos até agora postados nesta campanha, trouxe duas arteiras de mão cheia que vão compartilhar conosco dicas super legais e claro reciclados, eu vou fazer o meu e você?


Imã de Geladeira




Quer conhecer mais dos trabalhos de Susy? Faz uma visita no blog http://casacriando.blogspot.com/
Ela vai adorar =)


Caixinha Decorada



Esta reciclagem é feita com a embalagem interna de uma caixa.
Material usado: papel para scrap, fita dupla face, cola, fita banana, régua e estilete




Querem conhecer mais dos trabalhos de Jaluza? Façam uma visitinha no blog http://jaluzamscrap.blogspot.com/ Ela vai amar =)


E aí me digam se elas não são talentosas? Eu amei essas dicas de reciclagem!!!!! Susy e Jaluza muito obrigada por nos ensinar um pouco de suas artes, vocês são demais!!!

Bjs e fiquem com Deus!

Márcia Ribeiro

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Exemplo Sustentável

Oi Pessoal, tudo bem?
Estou amando esta campanha e muitoooooo feliz pelo retorno, pelo carinho, enfim pela participação de todos em divulgar e expandir cada vez mais esse ideal. E um exemplo belíssimo de sustentabilidade são os trabalhos que a Débi do blog "LuscoFusco" faz e também do Grupo Pão de Açúcar que inaugurou, em Indaiatuba (SP), a primeira unidade que, além de reunir todas as iniciativas de sustentabilidade experimentadas em outras lojas da bandeira, cumpre os requisitos para obter certificação do Green Building Council.

E aí vamos lá?


 
Reaproveitando um potinho de sorvete



Para fazer o potinho de sorvete, escolhi alguns retalhos de tecidos, e umas taxinhas que eu tinha em casa, que sobraram de um projeto que eu fiz.
Carteira feita com revista




Quer conhecer mais dos trabalhos da Débi?
Faz uma visitinha no seu blog http://www.doluscofusco.blogspot.com/ ela vai amar! =)

 


 
Fachada Pão de Açúcar em Indaiatuba, SP
Fonte: Planeta Sustentável (http://planetasustentavel.abril.com.br/)

A rede de supermercados Pão de Açúcar vem adotando posturas em algumas de suas unidades para tornar a prestação de serviços mais responsável do ponto de vista ambiental e social.


Dessa vez, preferiu optar por um projeto mais ousado e reunir em um só lugar todas as práticas de sustentabilidade já experimentada em outras lojas, além de pensar em novas soluções.

Indaiatuba, no interior de São Paulo, foi escolhida além das razões logísticas em função do histórico que o município possui quanto à preocupação com redução de impactos ambientais e ao grau de conscientização da população.
A intenção é que a loja sirva de modelo para a construção de outras com o mesmo nível de preocupação ambiental no futuro. O próximo estabelecimento verde da bandeira deve ser lançado em São Paulo até o primeiro semestre de 2009.

Confira o que há de sustentável na segunda unidade de Indaiatuba da marca Pão de Açúcar e que representou investimentos de R$ 7,5 milhões gasto 15% superior ao previsto para obras convencionais desse porte.

CONSTRUÇÃO DA LOJA

As novas instalações foram construídas com base nos pré-requisitos exigidos pelo GBC - Green Building Council para a certificação LEED. O estabelecimento cumpre 80% das exigências do selo verde e será o primeiro supermercado a adquiri-lo seis meses após o início de seu funcionamento, quando forem feitas as auditorias necessárias.

Toda a energia elétrica utilizada é proveniente de pequenas centrais hidrelétricas que geram energia a partir de fontes renováveis, como o bagaço de cana opção que a empresa pode requisitar junto à ANEEL Agência Nacional de Energia Elétrica ao pagar pelo serviço. A iniciativa reduz a emissão de CO2 em 34 mil toneladas por ano, o que equivale a cerca de 190 mil árvores reflorestadas.

Para garantir o conforto térmico, as telhas do supermercado possuem alta capacidade reflexiva e uma manta isotérmica. O sistema de ar-condicionado mais eficiente proporciona uma economia de 10% de energia.

A permeabilidade do solo é conseguida a partir do uso de concregrama concreto vazado que permite uma absorção mais rápida da água.

INFRA-ESTRUTURA

No interior da loja também há preocupações com o meio ambiente. O fluido gasoso utilizado nos refrigeradores e congeladores e que normalmente agride a camada de ozônio foi substituído por outro que não causa o dano.

A água utilizada no chuveiro dos funcionários é aquecida a partir do reaproveitamento do calor gerado pela casa de máquinas, economizando em tono de 48 mil KW/h por mês.

Também pensou-se em economia de água por meio de torneiras com sensores, cujo uso deve reduzir em 40% o consumo de água.

O mobiliário, feito de madeira certificada, com selo FSC, garante que ela é legal e foi extraída a partir do manejo sustentável das florestas.

TRANSPORTE

Quem quiser se deslocar até o supermercado de bicicleta para fazer suas compras, além de poder deixá-la no bicicletário com vagas para clientes e funcionários , pode solicitar o serviço de entrega, que é feito em veículos movidos a biocombustíveis.

No estacionamento, as vagas mais próximas da entrada são destinadas a quem possui veículo movido a biocombustível.

AMBIENTAÇÃO

Além de possuir uma área de convivência com café e sushi bar, o ambiente interno do supermercado se torna mais agradável pela disposição das gôndolas na diagonal, em vez dos corredores em linha reta e que bloqueiam a visão do consumidor.

Paulo Lima, consultor de Inovação, Conceito e Mercadoria da rede, diz que o Pão de Açúcar já havia optado por essa organização em outras duas lojas, em São Paulo. Ele explica que isso ajuda o cliente a racionalizar suas compras, já que passa a ter uma visão total do supermercado e encontra mais facilmente o que deseja.

Seguindo esse raciocínio, a loja oferta todos os produtos relacionados próximos uns dos outros e quebra a velha estratégia dos supermercados de forçar o consumidor a circular por todos os corredores até encontrar os itens essenciais e seus complementares normalmente colocados longe uns dos outros de propósito.

PRODUTOS ORGÂNICOS

A unidade de Indaiatuba dispõe de 750 produtos considerados orgânicos, naturais e sustentáveis, sendo que 400 deles já eram comercializados em outras lojas da bandeira e 350 são exclusivos na loja. Na padaria, a cada meia hora, sai uma fornada de pão feito com farinha orgânica, no açougue, carnes certificadas garantia de que os animais não receberam alimentação com hormônios e frutas, verduras e legumes orgânicos serão vendidos não apenas embalados, mas também a granel.

Outra iniciativa da marca desde 2002, a loja vai comercializar cerca de 200 produtos artesanais desenvolvidos por pequenas comunidades, além de trabalhar, em Indaiatuba, com três fornecedores locais.

TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS

A entrevista para escolha da equipe que irá trabalhar no local levou em conta o interesse genuíno dos candidatos pelas causas socioambientais. Os selecionados passaram por um treinamento de 40 dias em que, além das orientações referentes a operações, abastecimento, reposição de balcões, manipulação de perecíveis e atendimento de caixas, foram acrescentadas informações sobre sustentabilidade socioeconômica e minimização de impactos ambientais, fornecidas por consultores especializados.

NO CAIXA

Depois de fazer as compras em carrinhos PET cada carrinho grande reutiliza 250 garrafas PET - a unidade oferece para o cliente a opção de levar suas compras para casa em sacos de papel Kraft certificado, caixas de papelão que sobram depois que as mercadorias são desembaladas e sacolas retornáveis, feitas de lona e vendidas a preço de custo.

Caso o consumidor faça questão de usar sacolas plásticas, elas não foram eliminadas do supermercado. Feitas com 50% de plástico reprocessado já que as faces interna e externa da sacola, por exigência da vigilância sanitária, devem ser constituídas de plástico virgem - são produzidas em um único tamanho e tem sua resistência testada para suportar mais de dois quilos sem que seja necessário utilizar outra como reforço.

Os caixas foram treinados para orientar o cliente a não usar mais sacolas do que o necessário e para estimulá-lo a levar as sacolas novamente quando for realizar a próxima compra. Caso ele não queira reutilizá-la, o funcionário sugere que o consumidor deixe as sacolas na estação de reciclagem parceria entre o Pão de Açúcar e a Unilever já que elas são 100% recicláveis.

Outra idéia já implantada em outras unidades da rede é o Caixa Verde, um incentivo para que os sejam deixadas no supermercado todas as embalagens que não precisam ser levadas para casa, como as caixinhas de creme dental.

LIXO

As embalagens deixadas no Caixa Verde e as de papelão que não podem ser reaproveitadas para embalar as compras dos clientes são destinadas para a reciclagem. E o lixo orgânico produzido a partir das sobras de alimentos, será recolhido por uma empresa especializada que vai incinerá-lo e produzir energia. A parte do material orgânico que não puder ser incinerada, será enviada ao reprocessamento para produção de ração animal.

Adorei as dicas da Débi e a carteira então super criativa! Débi, muito obrigada por essas dicas, viu? Ah!depois se puder nos disponibilizar o PAP da carteira, vamos todas querer aprender, certo gente?
E as atitudes dessa empresa Pão de Açúcar, não valem uma nota 10? :)
Ah! quem morar nessa região e tiver a oportunidade de ir lá, por favor, depois conta pra gente a experiência, tá?

Bjs e fiquem com Deus!

Márcia Ribeiro