sábado, 12 de março de 2011

Decoração para alérgicos

Para quem é alérgico e ou tem filhos, parentes, que sofrem deste problema, trouxe algumas dicas de como os alérgicos, podem fazer uma decoração simples e claro com alguns cuidados práticos, para ajudar na limpeza do ambiente. 

Eu por exemplo, sou muito alérgica e ultimamente estou numa fase muito crônica da alergia (vacina toda semana e remédios diários), mas com a orientação de um médico especialista, estou mudando um pouco a minha rotina e também fazendo algumas adaptações na minha casa, para que eu possa viver mais feliz :) :) :)

É importante para o profissional de Design de Interiores, conhecer bem quem é o seu cliente, pois caso ele seja alérgico, é preciso tomar alguns cuidados na hora de decorar.  

Segundo os dados da SBAI (Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia), é alarmante o número de pessoas alérgicas no mundo: cerca de 30% da população em geral sofre algum tipo de alergia.


Seguem as dicas...


Móveis: 
  • Móveis feitos com materiais laváveis, que possam ser facilmente limpos: madeiras claras envernizadas com seladora à base de água ou verniz em poliuretano mostram mais facilmente a sujeira do que as madeiras escuras.
  • Móveis para televisão, DVD e outros aparelhos eletrônicos deverão ser ventilados para uma área externa para eliminar poeira carbonizada e odores.
  • Estantes: escolha modelos com portas de vidro ou com compartimentos fechados para a guarda de livros e objetos pouco usados que acumulam poeira e fungos.
  • No quarto, evitar as camas do tipo "baú", que tem gavetas embaixo, com prateleiras ou do tipo beliche. Se possível, o quarto não deve ter estantes abertas ou prateleiras nas paredes, para diminuir o acúmulo de pó. 
  • Dê preferência a sofás de couro ou couríssimo, que podem ser mantidos limpos mais facilmente e no quarto vale ter cama box ao invés daquela com estrado.
  • Instale armários que vão até o teto, para evitar o acúmulo de poeira em locais difíceis de limpar. 
Cortinas e tapetes:
  • Ao invés de persianas, use cortinas de Voil, que podem ir para máquina de lavar.
  • Substitua o tapete peludo pelo de Cizal industrializado ou de placas de couro.
  • Prefira pisos frios, como porcelanato, granito ou cerâmica comum (facilitam a limpeza).
Decorando e limpando um quarto de criança alérgica...
Este quarto em tons de verde também é prático e resistente à limpeza do dia a dia. As paredes foram pintadas com tinta acrílcia lavável e os painéis revestidos de laminado melamínico. A roupa de cama e as capas das almofadas são feitas de algodão. Fonte: Casa e Jardim
Escrivaninha, painéis, prateleiras e armários revestidos de laminado melamínico. Fonte: Casa e Jardim
Móveis laqueados, cortinas e roupas de cama com tecidos leves e nada de tapete. O desenho na parede mescla adesivos com madeira. Fonte: Casa e Jardim
A cama fica sobre um tablado de madeira laqueada a 35 cm do piso, o que permitiu embutir a bicama. Ao redor do colchão, um espaço de 30 cm supre a falta de mesa-de-cabeceira. A estante que guarda o aparelho de som e a TV tem portas do tipo guilhotina, que deixam expostas apenas as partes que se deseja. A escrivaninha, maior, comporta duas cadeiras ao mesmo tempo. Cortinas bem leves e nada de tapetes.Fonte: Casa e Jardim
Os móveis combinam freijó e laminado branco. Nenhuma porta do armário é igual à outra. Isso garante um visual com movimento. Um suporte de metal cromado - Segma - sustenta o rolo para impressora plotter - VR Papéis. Nada de tapetes e cortina bem levinha. Fonte: Casa e Jardim  

Importante!!!!
Para um resultado mais eficaz, não deixe de procurar um especialista na área. Sua saúde é tudo!!! Espero ter contribuído um pouco com essas dicas e não se esqueça DE  MANTER A CASA SEMPRE AREJADA  E DEIXAR A LUZ DO SOL ENTRAR NOS AMBIENTES!
  Fontes de consulta: Blog da alergia, SBAI , Revista SIM e orientações do meu arlegologista :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário