Oi pessoal, sei que estou demorando muito tempo para postar né? Mas, é que estou num verdadeiro corre corre com os projetos da Faculdade e o meu note ainda não está se recuperando muito bem, snif snif!!!
Também gostaria de agradecer aos e-mails que tenho recebido, bastante carinhosos, é um prazer tê-los no Reinciclando, não deixem de comentar, sugerir... Adorooooooo ;)
Bem, mas vamos as novidades!!!! Hoje eu gostaria de dividir com vocês algumas idéias legais que estilistas estão fazendo para reciclar as garrafas pets e claro contribuir com a diminuição do lixo plástico no meio ambiente! As garrafas estão sendo transformadas em tecido, tão resistente como algodão.
O processo é o seguinte, primeiro as garrafas são separadas por cores, depois são lavadas e retiradas os rótulos e as tampas e passam por um processo de secagem. Depois o PET é totalmente moído.
Na segunda etapa, é realizada a fusão a uma temperatura de 300 graus, depois filtram retirando as impurezas. Na fábrica onde é feita a fibra, repete-se o processo de fusão a 300 graus e o material é passado por equipamentos que o separam em filamentos. O resultado é uma fibra cerca de 20% mais fina que o algodão.
Na última etapa, é feita a estiragem, quando a fibra é transformada em fio. As fibras feitas a partir da garrafa PET reciclada podem ser usadas sozinhas ou também associadas a outro tecido, como a seda ou o algodão.
Nomes de algumas marcas que já aderiram a essa técnica: Ellus, M. Officer, Mizuno, Le Lis Blanc, Zoomp e Rosa Chá. Ah! além de roupa, tem outras empresas também de cama mesa e banho hein, não é o máximo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário