Bem-vindo ao blog Reinciclando. Adoro reciclagem, inventar e fazer diferente! Por isso, gostaria de compartilhar com vocês, minhas criações, dicas de decoração, coisas da net, enfim, vamos viajar juntos no mundo da criatividade!

sábado, 4 de junho de 2011

Fala Convidado: Projeto Revale



Em grande estilo apresento o quadro "Fala Convidado" e a nossa entrevista é com o Rafael Gatti idealizador do Design Simples, um laboratório experimental de design focado em inovação. Ele vai falar um pouco sobre o projeto REVALE que se trata de uma parceria entre a equipe Design Simples e a cooperativa de marcenaria Unindo Forças que é a responsável pela produção de peças feitas com os maravilhosos pallete (que eu adoro!) :)



Reinciclando: Como nasceu a Revale?

Rafael: Revale nasceu de um e-mail enviado pela Dona Jordânia Pereira, presidenta da Cooperativa Unindo Forças, após ter conhecido um projeto anterior nosso, a mesa Asterisco (http://www.designsimples.com.br/asterisco). Após algumas conversas, sugeri esta experiência, que foi muito bem acolhida.


Reinciclando: Qual a maior dificuldade para manter este projeto?
Rafael: Sem dúvida a pouca capacitação dos cooperados com que trabalhamos, seja em nível técnico, quanto em nível administrativo. Ainda hoje não foi possível atingir uma produção regular dos móveis que projetamos devido a estas fraquezas.


Reinciclando: Como é feita a divulgação de vendas dos mobiliários?

Rafael: Parte do projeto Revale foi desenvolver, com a ajuda de um arquiteto, um espaço de mostruário para os produtos no próprio galpão da Cooperativa. A idéia era divulgar as peças para o próprio morador do bairro e incentivar o comércio local. (http://www.designsimples.com.br/revale/showroom)
Na ocasião também propomos a criação de um website próprio da Cooperativa, executado pelo pessoal da Mínimo Design, que pode ser acessado por aqui: http://cooperativaunindoforcas.com.br/


Reinciclando: Como conscientizar as pessoas a incluírem em sua decoração, produtos feitos de madeira reflorestada?

Rafael: Bom desenho ajuda muito. Não entenda isto como estilismo aplicado ao mobiliário, mas sim projeto pra valer: funcionalidade, ergonomia, usabilidade, processo produtivo, estética, etc.


Reinciclando: Como vc se caracteriza hoje, tendo como contribuição tão importante para o meio ambiente, através desse projeto? O que mudou em vc, depois desse projeto?

Rafael: É sempre prazeroso poder desenvolver de coração aberto projetos de cunho sócio-ambiental tão forte, quanto este. A lição que aprendemos todos foi algo que os cooperados já sabem faz tempo: unidos somos mais fortes.


Fruteira

Mesa de centro


Revisteiro

Cadeira Moldura
 E se você quiser conhecer a linha completa dos produtos e saber mais sobre este lindo projeto, acesse: http://www.designsimples.com.br/revale/os-produtos/


Rafael, gostaria de agradecer a sua participação no Reinciclando e saiba que eu admiro muito esse projeto. Parabéns pelo trabalho! Foi um prazer recebê-lo :)











 

Um comentário:

  1. Tem post novo que diz respeito s você...rs

    bjs

    ResponderExcluir