Bem-vindo ao blog Reinciclando. Adoro reciclagem, inventar e fazer diferente! Por isso, gostaria de compartilhar com vocês, minhas criações, dicas de decoração, coisas da net, enfim, vamos viajar juntos no mundo da criatividade!

domingo, 5 de setembro de 2010

O que é sustentabilidade?

Olá pessoal!

Estava fazendo uma pesquisa de alguns projetos sustentáveis e achei a matéria abaixo, muito interessante e por isso gostaria de compartilhar com vocês, ela foi excrita por Luiz Fernando do Valle, fala sobre o que é a sustentabilidade e como as pessoas a define.

"Segundo o dicionário Houaiss, sustentabilidade é: característica ou condição do que é sustentável - que pode ser sustentado; passível de sustentação.

Essa definição é burocrática, nada conceitual. A definição correta de sustentabilidade na visão atual é atividade economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta - o Triângulo da Sustentabilidade. Essa definição carrega uma nova percepção do que seja sustentável para o futuro de nossa espécie. Através dela fica claro que se não atendermos aos três aspectos, econômico, social e ambiental, não seremos sustentáveis para nós e para o meio ambiente.

Queria entender qual a idéia de sustentabilidade que as pessoas tinham, por isso fiz uma pequena pesquisa:

Para o garoto Guilherme Ferraz, de 8 anos:

“É cuidar das árvores, da natureza, não jogar lixo na rua…”

Já a empregada doméstica Aparecida de Oliveira, de 34 anos, vê a sustentabilidade refletida em suas ações
do cotidiano, como:

“Não deixar a luz acesa, não deixar o chuveiro ou a torneira pingando, varrer o quintal…”

O adolescente Felipe Nóbrega, de 17 anos, acredita que a sustentabilidade está em:

“Usar os recursos da natureza, mas ao mesmo tempo em que se tira, ter a preocupação de ‘colocar de
volta’.”

A aposentada Nina Andrade, de 76 anos, entende a sustentabilidade como um:

“Despertar para a preocupação ecológica e o futuro do planeta.”

E para o empresário Luiz Valentim, de 54 anos, são:

“Práticas de responsabilidade sócio-ambientais, tanto de pessoas como de empresas.”
No fundo é tudo isso e um pouco mais.

A seguir a definição que eu considero completa, a do professor holandês Peter Nijkamp:

Segundo ele, a sustentabilidade envolve os três aspectos já citados. O primeiro, ecológico, diz respeito à manutenção do ecossistema em longo prazo. O segundo, econômico, trata da obtenção de renda suficiente para o custeio da vida em sociedade. E o terceiro, social, aborda o respeito aos valores sociais e culturais e a justiça na distribuição de custos e benefícios.

Traduzindo: os três fatores, em equilíbrio, como num triângulo compondo cada um dos três lados, formam o ideal de sustentabilidade para uma população, manifestando preocupação tanto com questões ambientais, como econômicas e sociais. É possível entender melhor aqui como funciona esse triângulo da sustentabilidade.

Ou seja, as ações das pessoas e a vida em sociedade, para serem sustentáveis, devem atender igualmente aos três lados do triângulo da sustentabilidade. Sem essa mudança de consciência nosso futuro estará comprometido".

Fonte: http://www.blograizes.com.br/o-que-e-sustentabilidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário