Bem-vindo ao blog Reinciclando. Adoro reciclagem, inventar e fazer diferente! Por isso, gostaria de compartilhar com vocês, minhas criações, dicas de decoração, coisas da net, enfim, vamos viajar juntos no mundo da criatividade!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O que é Art Noveau e Déco que tantos falam.. ?

Vamos falar um pouco da história do mobiliário, extraindo um pouco do passado e retratando idéias que são usadas no presente com projeções maravilhosas no futuro. Pois, os conceitos e estilos são reaproveitáveis!

A Art Noveau, nasceu na França e esteve na moda desde 1890 até a primeira guerra mundial e tinha como objetivo criar uma nova linguagem sem nenhuma referência do passado. Pretendia também eliminar as diferenças existentes entre pintura, escultura e artes aplicadas como decoração. É um estilo sensual, curvilíneo, inspirado nas formas da natureza, temas vegetais e com uso de cores em tons pastel.
Algumas características:
Estilo rebuscado, desenhos orgânicos com referência as curvas assimétricas de plantas e flores, luminárias em ferro e vitral, papel de parede com motivos exóticos.
Cadeiras curvas feitas por Michael Thonet (1900) e a cadeira reta criada por Charles Rennie
Já a Art Déco (1918-1939) era algo mais sofisticado e elegante, praticamente reinou entre guerras. A era da máquina ajudou o nascimento deste estilo, que de certo modo buscava homenagear o desenho industrial, com a curva sendo substituída pela retilineidade e angularidade das linhas e formas. Foi o começo do desenvolvimento de um design funcional, limpo e despojado.
algumas características:
Móveis maciços e de formas geométricas, mesas de centro aparecem nesse período em conjunto com estofados, sofás e cadeiras são baixos com encosto e braços curvos e recobertos por veludo, couro ou mouquette, paredes cobertas por painéis de madeira, pintadas em cor sólida.


Fonte de pesquisa: Projetando Espaços - Design de Interiores de Miriam Gurgel

Nenhum comentário:

Postar um comentário