Bem-vindo ao blog Reinciclando. Adoro reciclagem, inventar e fazer diferente! Por isso, gostaria de compartilhar com vocês, minhas criações, dicas de decoração, coisas da net, enfim, vamos viajar juntos no mundo da criatividade!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Trabalhos artesanais com garrafa pet

Hoje, através de trabalhos artesanais, estamos conseguindo reutilizar as garrfas pets, de maneiras bastante funcionais, mas para que possamos entender mais sobre esse assunto, abaixo uma matéria que consultei no site: http://diariodebiologia.com/2009/01/por-que-o-plastico-demora-tanto-tempo-para-desaparecer-na-natureza/.

"O plástico é um material “novo” na natureza. O primeiro plástico surgiu só em 1862,.Cada uma de suas moléculas possui centenas de milhares de átomos, principalmente carbono e hidrogênio. Como as ligações entre os átomos são muito estáveis, os decompositores não conseguem quebrar o material em partes menores para destruí-lo.
O resultado dessa estabilidade é que alguns tipos de plástico, como o PET, usado em garrafas de refrigerantes, levam mais de 200 anos para desaparecer. Pesquisadores acreditam que com a evolução, os microorganismos devem se adaptar, mas isso pode levar milhões de anos. Até lá o descarte de plásticos é uma grande dor de cabeça para os ecologistas.
O material plástico produz gases tóxicos quando é queimado e tem reciclagem complicada, porque não se pode misturar diferentes tipos de plástico. Assim, a única saída é desenvolver modelos biodegradáveis como o PHB, que, em aterros sanitários, vira pó em apenas seis meses. Mas esses ainda custam caro – até cinco vezes mais que os convencionais – e, por isso, respondem por apenas 1% do total de plásticos vendidos no mundo".
Mediante estudo acima, que tal incentivarmos o uso desse material como decorativo, útil para o lar, fazendo a coleta seletiva e entregar a entidades que trabalham com essas garrafas que delas tiram seu sustento? Ou ainda reaproveitando em nossas próprias casas? Vejam fotos abaixo que pesquisei na net de trabalhos belíssimos através de garrafas pets.

Fontes das imagens: http://www.brogui.com/2008/01/21/o-que-fazer-com-as-velhas-garrafas-pet/ , http://cacareco.net/2009/11/10/luminarias-com-garrafas-pet e http: www.tsumi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário