Bem-vindo ao blog Reinciclando. Adoro reciclagem, inventar e fazer diferente! Por isso, gostaria de compartilhar com vocês, minhas criações, dicas de decoração, coisas da net, enfim, vamos viajar juntos no mundo da criatividade!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Objetos ecologicamente corretos

Muitas vezes as pessoas pensam que um objeto de decoração reciclado, é aquilo pobrinho, sem vida, sem emoção, aguado... Puro engano! pois cada vez mais as empresas investem em produtos que constem claramente para o consumidor o "certificado de sustentatbilidade" e no artesanato, para aqueles trabalhos manuais, um melhor acabamento, cores espetaculares, materiais incríveis, criatividade é o que não falta e são tão lindos quanto aos industrializados. Por isso, separei aqui alguns produtos muito interessantes e que com certeza ficariam lindos em nossas casas :)  Fonte: Casa Claudia.  bjs

Ripa de bambu (vencedor planeta casa 2007) Criada pelo designer Zanini de Zanine, a mesa lateral Ripa mede 50 x 50 x 50 cm. A peça leva ripas de bambu mossô, material renovável e abundante na natureza, cultivado de forma natural e sem o uso de agrotóxicos.

Pára-choque reciclado Do carro para a sua casa. O ABS reciclado, plástico usado nos pára-choques dos carros, é a matéria-prima para a cadeira Borra, criada pelo estúdio Superlimão. A cadeira leva o nome da linha de produtos desenvolvidos com o objetivo de reaproveitar diversos tipos de plásticos, aumentando a vida útil do material que vem de fontes não-renováveis (petróleo). Dimensões: 45 x 90 x 100 cm.

Palha de trigo No Vale do Rio do Peixe, meio-oeste de Santa Catarina, artesãos transformam palha de trigo na cesta Flores, desenvolvida pela Gueto Ecodesign, com apoio do Sebrae. O trabalho, que leva o nome de Tranças da Terra, resgata parte da história de imigrantes italianos e alemães, que costumavam usar as hastes do grão para criar objetos. A matéria-prima é renovável e a venda dos produtos ajuda a incrementar a renda de quem participa do projeto. À venda em dois tamanhos, com diâmetros de 12 cm e 30 cm.

Novos materiais (vencedor do planeta casa 2006) Os cestos da linha Organic de produtos da Coza levam 30% menos de polipropileno graças ao investimento em pesquisa de material. Resultado desse trabalho, o Arbofill é obtido da mistura do plástico com lignina (resíduo da indústria de papel), fibras de sisal, linho e cânhamo. A aparência lembra a madeira, mas o produto é totalmente impermeável. A coleção conta ainda com um revisteiro e um conjunto de cozinha com prato, sousplat, centro de mesa e mesa auxiliar, além de utensílios para o banheiro.

Persianas naturais Da CWT Design, as persianas de fibras naturais são confeccionadas em tear manual com fibra de palmeira, junco e bananeira, que são lavadas e secam naturalmente ao sol. Em diferentes tamanhos e acabamentos e nos modelos rolô, romana ou trilho de correr, proporcionam luminosidade agradável nos mais variados ambientes.

Copos iluminados Levar uma caneca cerâmica ou de plástico para o escritório é uma boa alternativa para reduzir o uso de copos plásticos descartáveis. Como essa prática ainda é pontual, o estúdio Superlimão criou a luminária Copólios, que reaproveita os copinhos descartados após o uso, dando-lhes nova função. A peça tem 60 cm de diâmetro e integra a linha de produtos feitos com materiais reaproveitados.

Artesanato de fibra (vencedor do planeta casa 2007) Com o apoio da ONG Artesanato Solidário, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, Sebrae e prefeitura de Salgueiro, PE, as artesãs locais do Sítio Pitombeira produzem bolsas, almofadas, jogos americanos e outras peças utilitárias. A matéria-prima para o trabalho e fonte de renda da comunidade são restos de bananeiras abandonadas pelos agricultores após a colheita. A técnica do trançado em tear manual já era conhecida de gerações. Toque final dos produtos, as cores vêm de pigmentos como a imburana e a aroeira.

Design verde O designer André Marx é especialista em móveis que utilizam madeira certificada. Suas peças, praticamente exclusivas, aliam design à preservação ambiental. A madeira é sempre valorizada e, por isso, empregada sem pigmentação. Uma de suas mais recentes criações é a cadeira Bi, em louro-chumbo e breu vermelho, provenientes de manejo sustentável. Dimensões: 40 x 40 x 100 cm.
Do lixo ao luxo (vencedor do planeta casa 2006) As cascas de coco geradas pela indústria alimentícia são a matéria-prima da empresa alagoana Ekobe. Depois de processado mecanicamente, o material vira pastilhas, que são montadas em placas, lixadas, testadas e embaladas. Prontas, elas cobrem paredes e até pisos e também enfeitam bancadas de lavatórios, molduras e lareiras. Disponível em 13 tipos de diversas cores, em placas de 42 x 42 cm ou 42 x 84 cm, já impermeabilizadas.

Flores de Feltro (vencedor do planeta casa 2007) A designer Renata Mendes coordena a produção dos porta-copos e descansos de panela, feitos com restos de feltro de lã animal obtido de indústrias. As mulheres do projeto Conkistart, parceria da Associação Mundaréu com o Instituto Wal-Mart, montam os produtos. A serigrafia (com tinta à base de água) e a embalagem em papel artesanal são de autoria dos jovens da Usina de Triagem e Reciclagem de Papel. Maleável, o descanso de panela em formato de cordão se adapta a recipientes de diversos tamanhos. 

Refrigerador Bosch Space A nova linha da BSH Continental se destaca pela eficiência energética aprovada pelo Procel. Sua função férias controla automaticamente o consumo de energia, economizando nos períodos em que o aparelho é menos utilizado. O uso do gás isobutano, menos poluente, é outra vantagem do produto, que conta com prateleiras ajustáveis na porta do refrigerador, pizza box, prateleira na porta do freezer, ice maker, gaveta deslizante para legumes e dispenser para até seis latas de bebida.
Retalhos aproveitados Cada tapete modelo Spaghetti da By Kamy, feito com sobras de cottom Lycra, evita que 6 kg de material terminem no lixo. Comprado pela empresa, as aparas de biquínis e lingerie chegam misturadas e, depois de separadas manualmente, são levadas para artesãos de uma favela em Guarulhos, que trabalham num galpão instalado pela loja com maquinário e teares manuais. Em diversos tamanhos e cores (que variam de acordo com as tendências da moda têxtil).

Painel de Flores do Cerrado (vencedor do planeta casa 2007) Carro-chefe da Flor do Cerrado, de Samambaia, DF, os painéis são confeccionados artesanalmente, a partir de um trançado de sisal e palha. A folha-moeda, típica da região, é esqueletizada (processo que retira a clorofila) e tingida com pigmentos naturais. Unidas manualmente, elas se transformam em pequenas flores, pregadas em painéis de 30 x 30 cm, com 15 cm de espessura.
Pneu reaproveitado, a idéia de reaproveitar pneus usados para dar forma à peça, que leva acabamento artesanal de fibra de taboa. A sustentação do assento fica por conta de tiras trançadas de pneus, recolhidos em borracharias locais. O trabalho das artesãs e irmãs Lúcia Rosalina de Paula e Luciana Rosalina Barbosa, da CWT Design, evita o acúmulo de pneus em aterros sanitários, dando vida nova ao material. Com 45 cm de altura e 55 cm de diâmetro, o pufe pesa 13 kg.    

Um comentário:

  1. Acho simplesmente maravilhoso o puff feito de pneus gostava se saber como foi feito.

    ResponderExcluir